quinta-feira, 5 de maio de 2011

Minha época de escola

Na minha época de escola, eu estudava!
Acordava cedinho e tomava muito cuidado para não me atrasar, ou entrar em sala após o professor, levar uma bronca da coordenação ou anotação na agenda, além de ser humilhante, era um pontapé para apanhar em casa, fora os outros castigos.
Na minha época, meus colegas de sala (95% deles) e eu, fazíamos todas as tarefas, estudávamos para as provas, apresentávamos belíssimos trabalhos!
Minha época de escola, foi há sete anos, pouquíssimo tempo!
O que aconteceu com os alunos de hoje?
O que aconteceu com os pais de hoje?
O que aconteceu com a educação?
Na minha época de escola, não importa quão severo fosse o professor, ou quão fosse sua tranquilidade, deveríamos respeitá-lo antes de qualquer coisa.
Lembro que tinha medo de cumprimentar meu professor de história pelos corredores.
Medo de falar algo errado e ser corrigida, ou dele me ignorar!
Hoje se o aluno falta, sem justificativa, quer nota pela tarefa feita bem no dia de sua falta... quer nota sem ter feito nada, e sinicamente diz:  "Eu faltei na sua aula professora, não sabia que tinha tarefa!"
E eu (professora), questiono o motivo de não ter ligado para algum colega e adiantar as atividades, este nem responde, apenas cobra sua nota!
Quer nota?
ESTUDE PARA A PROVA!
Quer ser respeitado?
RESPEITE!
Questionamentos sem fundamento são feitos diariamente, tirando a autoridade do professor em sala de aula, se o aluno é mandado pra fora, logo está de volta! Se o aluno não tira nota na prova, a culpa é do professor que não ensina direito!
Sempre seremos culpados de algo!
Hoje, estando do outro lado, sendo professora, fico pensando nos meus professores, tentando lembrar algo parecido que tenha acontecido com eles e que eu possa tomar como lição, pena que não há!
Na minha época de escola, a educação funcionava, era incrível ter as maiores notas da sala e ser visto como CDF, não conheço muitos CDFs hoje.
Sozinha posso não fazer muita coisa, mas dizem que a vida ensina.
Talvez eu deva esperar para ver alguma melhora, mas irei esperar sentada!