terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Teoria e Prática por David Sérgio da Silva

Boa noite pessoal!
Há um tempo recebi alguns textos de um leitor assíduo deste Blog e quero compartilhar um deles com vocês. Seu texto fala sobre Teoria e Prática e tenho certeza que irão se identificar com suas palavras.

Antes de ir ao texto, vamos à pessoa:
O nome deste leitor é David Sérgio da Silva, tem 27 anos, é economista e matemático.
(E depois dizem que as pessoas das Exatas não possuem interesse nas Humanas.)
E-mail para contato: davidsergio1@gmail.com

Agora, vamos ao texto: 


TEORIA E PRÁTICA
David Sérgio da Silva


http://www.pesquisas.org.br/images/stories/divorcio.jpg
"Você já percebeu que para quase tudo na vida existe uma teoria e uma prática diferente? Como assim? Explico: na teoria é uma coisa, e na prática é outra.
Na teoria a velocidade máxima permitida para trafegar com nossos veículos em vias urbanas é 40 km/h. Mas, e na prática, a quanto andamos pelas ruas da cidade?
Se um time de futebol tem os melhores jogadores e o melhor técnico, ele deveria ganhar os jogos disputados com adversários mais fracos, certo? Na teoria sim, porém, na prática, nem sempre isso ocorre.
Alguém aí já foi indenizado por ficar mais de vinte minutos na fila do banco para ser atendido? Em teoria você já poderia estar rico. Na prática o máximo que você ganha é uma cadeirinha para esperar sentado.
Na teria o Estado deve oferecer serviços de saúde de qualidade para a população; mas, na prática, muitos cidadãos morrem aguardando atendimento.
 Temos o poder de fiscalizar as finanças públicas do nosso município. Já fomos a alguma prestação de contas debater com o prefeito?
Espero que o leitor esteja percebendo a clara diferença entre a teoria e a prática em nosso país. Continuemos o texto.
Na teoria os professores deveriam ser exemplos para seus alunos, através de seu comportamento e atitudes responsáveis; mas sabemos que isto não ocorre na prática.
O casamento é um sacramento sagrado para durar uma vida toda. Disso sim, ninguém discorda, certo? Errado, na prática o número de divórcios vem aumento a cada ano.
Fica a pergunta: para que serve a teoria? Escrevi este texto para que a sua leitura desperte a conscientização para as questões levantadas...  na teoria; porém sei que, na prática, ele não vai servir para nada mesmo."