quarta-feira, 15 de julho de 2015

Dicas para ler mais e com melhor qualidade

Bom dia leitores,
Se vocês estão passando pelo Ateliê das Letras, ou é por curiosidade ou porque se interessam pelos temas que publico aqui, certo?
Pensado em vocês e, confesso: em mim também; resolvi compartilhar umas dicas para ler mais e com melhor qualidade, porque afinal leitura vai muito além da simples junção das palavras. Quem lê de verdade consegue fazer com que o universo conspire a seu favor. (Não estou exagerando, mas quem lê e entende bem o que lê, tem uma capacidade aguçada de interpretação e quase nunca será "passado para trás" em um diálogo).
Bom, vamos lá:

Dicas para ler  mais e com melhor qualidade 

1) Tenha sempre um livro ao seu alcance

Imagem retirada da internet
Gente, claro, né? Se você tem um livro ali pertinho significa que durante alguns momentos de ociosidade  pode retomar uma leitura iniciada anteriormente, of course se você não for viciado em joguinhos no celular ou redes sociais, concorrer com certas tecnologias tem ficado cansativo. Mas eu sei que quem gosta de ler de verdade, lê e lê muito e em qualquer lugar.

2) Desafie-se ou desafie alguém
Isso aí! Um bom desafio motiva qualquer um. Reúna aqueles amigos e combinem para ver quem termina um livro primeiro, ou quem consegue ler mais páginas por hora. Mesmo que for um fracasso, vocês darão boas risadas depois.

3) Marque um compromisso
Yes, babe! Marquem um compromisso com seu livro! Dia e horário, como se fosse realmente um encontro e pense que neste encontro você não corre o risco de se deparar com alguém que não te compreenda ou seja totalmente diferente de você. Um livro sempre será uma ótima companhia, Só não precisa dar beijinho, ok?

4) Elimine as distrações
Vamos lá? fecha o Face, o Snap, O IG e principalmente o Whats. Televisão também distrai... música ajuda algumas pessoas a se concentrarem, se você tem este dom, deixe o rádio ligado. E se tiver uma vizinha muito bonita, feche bem as janelas da sua casa. Nada de distrações, se concentre!


5) Diversifique! 
Leia de tudo um pouco, não seja preconceituoso, tem uma galera que diz que odeia Paulo Coelho, mas nunca leu um livro do autor. Leia para ter certeza de seu ódio. Deixe os "pré-conceitos" de lado, vamos ser feliz, vamos aglomerar em nossas cabeças mais e mais conhecimentos de mundo.

6) Registre sua rotina
Não precisa começar com "Meu querido diário...", não não... mas crie uma rotina e vá marcando em uma agenda, caderno ou faça um texto pequeno, se o que leu te fez uma pessoa melhor, escreva!
http://images3.minhavida.com.br

7) Compartilhe suas experiências 
Tudo que é bom de verdade e o conhecimento que nos foi adquirido, ou por conta própria ou porque nos ensinaram, merece e DEVE ser passado adiante. Sério, conhecimento não foi feito para ficar guardado em uma caixinha de madeira, mas sim para ser disseminado! Junte os amigos, formem um "Clube do Livro", troquem experiências. Conhecimento demais nunca é o suficiente.







E aí, gostaram das dicas?
Fiz especialmente para vocês!
Que tal curtir o Ateliê das Letras no Facebook?
Um grande abraço,

Edelise.