quinta-feira, 16 de julho de 2015

Dicas (preciosas) para não zerar na redação do ENEM

Olá leitores e adoradores (ou não) do ENEM,  
Por acaso vocês sabem o que pode fazê-los ZERAR na redação do ENEM?
Fui lá no Guia do Estudante e encontrei esta relação abaixo, mas calma que eu vou explicar item por item para vocês, com muito carinho, claro! Rs

1.       Fugir do tema;
Ai ai gente, sério...preste bem atenção, se o tema for sobre preconceito racial, cuidado para não saírem falando sobre o aquecimento global, fiquem ligados, quando você foge do tema mostra o quanto você realmente não sabe nada sobre o que querem que você escreva. Sejam espertos!
2.       Não fazer uma dissertação-argumentativa;
Viu! Não está escrito bem grande que a estrutura é dissertação-argumentativa? Por que você faria o oposto disso? Não tem lógica dar “esta marcada”, se você estudou antes e praticou bastante, é sucesso garantido!
3.       Não respeitar os valores humanos e a diversidade sociocultural;
Você vai deixar para expressar sua fúria momentânea justamente na redação do ENEM? Capaz! Para com isso! Nem nesta redação e muito menos em outro lugar, você não tem o direito de desrespeitar os seres humanos, fazer isto em um texto que pode garantir sua entrada na faculdade (ou em qualquer outro lugar) faz de você um ser leviano e que não merece esta vaga, #prontofaleimesmo!  Ahhhh daí você me diz: “Cadê a liberdade de expressão, fêssora?” E eu te respondo:
 A LIBERDADE DE EXPRESSÃO ESTÁ NO SEU BOM SENSO, USE-O!
4.       Não apresentar texto escrito na folha de redação;
A redação deve ser entregue, pasmem... justamente na folha de REDAÇÃO (ouvi muitos óóóóóóóóóóóóóóóóóósssssssss agora haha).
5.       Ter até sete linhas, que é considerado como “texto insuficiente”;
Hein! Quem tem coragem de escrever menos de 7 linhas no ENEM? Sinto muito, mas a pessoa deve estar com o futuro garantido já e passando ali só por passar. Se estiver com preguiça, escreva pelo menos 15 linhas, é o mínimo que você faz e seu corretor, aquele cara gente boa que não se importa com você, pois ele está sendo totalmente imparcial agradecerá!
6.       Apresentar linhas com cópia dos textos de apoio, que serão desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas;
Santa esperteza, hein? Copiar trechos do texto base já é demais, me recuso a falar mais!
7.       Ter desenhos ou outras formas propositais de anulação. (o melhor tópico de todos haha)
Olha, acredito mesmooooooo...que não tenha nenhuma criança sentadinha prestando o ENEM, ou será que tem?
Se não tem, pelo amor... nada de desenhar ou rabiscar. (PONTO)

8.       Letra ilegível (este tópico não tem no Guia do estudante, mas eu sei o quanto é importante)
A única coisa que tenho para falar é que ninguém é obrigado a adivinhar nada, ok? Só isso! O pensamento é: Se eu não entendo, eu não corrijo! E não é maldade não, imagina você levando 2 horas para decifrar o que faz normalmente em 20 minutos, ninguém merece! Caprichem na letra, é mínimo a ser feito!

Espero ter ajudado um pouquinho pelo menos, na minha época não tinha ninguém para me falar o que eu poderia ou não fazer. 
Fiquem com Deus e tenham um dia excelente de muito estudo e dedicação!