segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

10 dicas para melhorar sua memória

Gente do céu, não sei vocês, mas tem hora que minha cabeça parece que vai explodir e se eu não anoto ou faço um passo a passo pra rotina daquele dia eu simplesmente esqueço de tudo, é como se um apagão apocalíptico pairasse sobre mim e abduzisse tudo que sei ou o que supostamente precisaria saber naquele momento. Sei lá, acho que existe um complô entre o Cosmos e a Barsa (essa pesquei longe, hein?) para que os seres humanos atuais se tornem esquecidos, logo desatentos, logo manés!
Mas por sorte, sempre tem umas dicas malandrinhas boas pra gente tentar ser melhor do que é.
Estava aqui bela e formosa pesquisando alguma coisa que tinha acabado de esquecer o que era quando resolvi buscar uma solução pro meu problema e lógicooo vou compartilhar com vocês também =)
Boas dicas e não "se esqueçam de lembrar de não esquecer de nada", ok? Beijos
1) Ambiente adequado: Muito importante trabalhar e estudar em ambientes apropriados. Silenciosos, iluminados e organizados. Assim o estímulo que interessa se destaca e a memorização é facilitada. (É, gente! tentar estudar vendo UFC na TV fica complicado, né? Ou ler no escuro...cada doido com sua mania)

2) Fazer uma coisa de cada vez: Esse é o principal erro. Fazemos várias coisas ao mesmo tempo. Pensamos em diversos problemas e deixamos passar os dados que seriam relevantes. Identifique as prioridades do momento, entre para resolver aquele problema, se desligue do resto. Seguindo essa recomendação você logo perceberá que os episódios de esquecimentos serão cada vez mais raros. 
(Tá aí uma doideira, fazer uma coisa por vez! nem pra ir ao banheiro vamos somente ao banheiro, certo? E quando vamos passar as fases do Candy Crush? E quando vamos ler o jornal?)
3) Estar descansado: O bom funcionamento cerebral depende de descanso. Dormir ao menos 8 horas ininterruptas de sono por noite, com qualidade. Tirar férias de tempos em tempos, praticar atividades de lazer. Sem isso o cansaço cerebral te levará aos lapsos de memória. (Dormir 8 horas por noite com qualidade é um negócio muito doido também, porque a gente tenta dormir, né? Mas o Whats não deixa. A zoeira never end e por isso assombra nossa madrugada.)
4) Alimentação: A alimentação influencia na capacidade de memorização. Prefira alimentos de fácil digestão, fracionados durante o dia e em quantidade moderada. Refeição pesada e quantidade exagerada desloca o fluxo sanguíneo para os intestinos e o cérebro fica mais lento e preguiçoso. Para ajudar ainda mais, beba bastante água. (Beber água? OK tá anotado)
5) Evitar medicamentos para dormir: Muitos remédios para dormir são usados indiscriminadamente. Alguns deles podem afetar um pouco a capacidade de memorização. Use-os com bom senso e sempre com orientação médica. (ZZZZzzzzZZZZZZzzzzZZZZ)
6) Tratar depressão e ansiedade: Muito importante. A depressão lentifica os processos cerebrais, o esquecimento pode ser um sintoma da depressão. A mesma coisa ocorre com a ansiedade. A pessoa muito ansiosa está sempre com uma pressão antecipatória, sofre antes da hora, preocupa-se antes da hora e se esquece de viver o momento. A ansiedade leva diretamente a problemas de atenção e concentração. (Ixi, gente! Só de ler me deu vontade de chorar já! acho que tenho problemas, muitos problemas... buááááá)
7) Exercitar o cérebro: Saia da zona de conforto. Coloque seu cérebro para realizar coisas novas. Faça coisas rotineiras de um jeito diferente, mude os caminhos, a mão que você come e escova os dentes, troque o mouse de lado. Aprenda outra língua, um instrumento, um novo esporte… enfim,  seja criativo e exercite seu cérebro como se ele fosse um músculo. Um cérebro treinado é muito mais confiável. (#partiuaprenderhebraico ouuu em vez de contar carneirinhos pra dormir resolva equações, muitas equações...)
8) Evitar álcool e o cigarro: O álcool é um inimigo da memória. Você passa do ponto e já não fixa nada. A longo prazo o álcool pode levar à atrofia cerebral (redução do tamanho do cérebro) e a quadros graves de esquecimentos. O tabagismo é também um vilão, favorece isquemias cerebrais, mesmo que pequenas e imperceptíveis que com o passar dos anos pode acarretar problemas cognitivos. (Não quero comentar este item.)
9) Inventar regras mnemônicas: É uma técnica milenar usada por muitos estudantes para decorar informações escolares de maior complexidade, como a tabela periódica, formulas de física, datas históricas, etc.…. Associamos uma informação difícil de ser memorizada a algo de maior facilidade, que tenha mais a ver com a gente, seja mais familiar. Uma boa regra mnemônica pode carregar uma informação por uma vida inteira. Essas regrinhas podem ser usadas com todo o tipo de informação, durante o dia-a-dia, facilitando o processo de evocação. (Vou precisar reler isto aqui várias vezes, porque não entendi direito hahaha)
10) Se expor e reviver boas lembranças: Memórias ligadas a emoção são mais facilmente fixadas. As emoções positivas têm prioridade sobre emoções negativas. Um fenômeno conhecido como memória seletiva. Viaje, encontre os amigos, reúna a família, viva com intensidade e otimismo, suas memórias serão mais vivas e resistentes. Recorde sempre das boas coisas que viveu, reveja álbuns de fotografia, vídeos antigos e remonte os momentos na cabeça. Quanto mais vezes algo é lembrado, mais firme fica a lembrança. Com o tempo seu cérebro se empenhará cada vez mais em reter as experiências de vida. (Bora relembrar, remexer no passado... ir na casa dos parentes rever fotos antigas, porque o jeito é colocar a caixola pra trabalhar, não importa como... mas precisa trabalhar.)
O texto base peguei do Blog do Leandro Teles, que é é especialista em doenças e distúrbios neurológicos, neste link: http://www.leandroteles.com.br/blog/2012/12/31/dicas-para-memoria/, mas os comentários são meus ;)