quinta-feira, 12 de maio de 2016

Dicas para organizar-se e melhorar os estudos

Olá pessoal, tudo bem?

Está tudo muito bom, tudo muito bem, mas nem sempre é assim e alguns dias a vida parece um verdadeiro caos. Temos tantas atividades para executar que  24 horas precisariam se transformar em 72.

Milhões de brasileiros estão tentando encontrar uma maneira de assimilar a casa, o trabalho, os estudos, o cachorro, o passeio e o sono com o sonho de passar em um concurso público ou conseguir uma boa nota no ENEM, a fim de ajudá-los a iniciar uma faculdade ou mudar de vida.

Massssssssssssss sair da zona de conforto e dar conta do recado não é nada fácil e pensando em você, preparei esta postagem com dicas para sua organização pessoal e melhor rendimento nos estudos.
Boa leitura!

Internet
Dica número 1: Durma bem, com regularidade e o mais rápido possível
Yes. Sabe aquela conversa de que entre 6 e 8 horas de sono são ideias para nosso corpo e mente estarem preparados para outra jornada? É tudo verdade! Dormir recarrega suas energias.
E o dormir rápido é ir para cama, deitar, fechar olhos e contar carneirinhos, sem ficar fuçando no celular. Hora de dormir é hora de dormir e sua disposição no dia seguinte agradece.

Dica número 2: Relacione suas prioridades
Você tem uma agenda, caderno ou bloco de anotações? Se sua resposta for NÃO, faça o favor de comprar algo do tipo AGORA.
Pegue a caneta e relacione suas prioridades (uma por uma) e se preciso for, com riqueza de detalhes. Monte um quadro (como este aqui), inclua cada atividade e separe por nível de dificuldade (fácil, médio, difícil ou nível Capitão-América). E claro, desenvolva cada uma delas no determinado momento que previu.

Dica número 3: Escolha um bom lugar para estudar
Se os primeiros lugares que pensou foi a cama ou o sofá, esqueça!
Se você pretende mesmo passar em algum concurso ou tirar uma boa nota no ENEM, precisa de um lugar com uma mesa, uma boa cadeira confortável e uma almofada para sentar sobre ela, já que seu bumbum ficará quadrado de tanto permanecer neste lugar e estudar muito.
Não esqueça de optar por uma iluminação que não afete tanto “suas vistas” (minha mãe usa este termo rs) e nem faça com que você a force demais.
Talvez seu lugar ideal não seja em casa, mas sim na Biblioteca Municipal.

Dica número 4: Nada de distrações
Desligue a TV, o rádio, o celular e desligue-se do mundo. Tenha FOCO e não opte por objetos que possam tirá-lo de onde quem estar e chegar.
Nossa vida é tão maluca que algumas vezes nem notamos o quanto somos reféns das tecnologias e redes sociais.
P.s. Jogar Candy Crush enquanto usa o banheiro te faz um refém!

Dica número 5:  Fragmente o seu tempo
Acho a palavra “fragmento” tão impactante, não acham?
E ela define muito bem o que você precisa fazer da sua vida, que é fragmentá-la.
Divida seu tempo disponível em leituras que queira ler e as que precisa ler, assim como em todas as atividades que são obrigatórias e as que são prazerosas. Estudar também é um prazer, talvez você ainda não o tenho descoberto. Algumas pessoas precisam ler, ouvir, assistir e observar o desenho de determinados assuntos, desta forma fragmente seu tempo de tal forma que preencha cada uma destas afinidades.

Dica número 6: Pratique atividades físicas
Você deve estar pensando: “Mal tenho tempo para almoçar, quem dirá praticar uma atividade física!”
Pois é, mas eu bem sei que você chegou na fase 869 do Candy Crush, ou seja, ou você está matando seu tempo... ouuuuuu vai muito ao banheiro (se for esta última procure um médico!)
A atividade física libera endorfina, que é o hormônio do prazer, da saciedade, do “dever cumprido”.
Se não tem tempo durante a semana, faça caminhadas ao ar livre aos fins de semana. Antes pouco do que nada.

Dica número 7: Trace metas (para os estudos e para a vida)
Isto irá te motivar a dar o seu melhor e conseguir chegar onde quer chegar. Crie projetos a curto e longo prazo e vá realizando tarefas que te leve ao sucesso de cada projeto, tudo depende de você e do seu planejamento.

Dica número 8: Use o calendário
Faça marcações, principalmente nas datas próximas das suas realizações mais importantes, como em vésperas de provas ou concursos, onde você pode preparar seu psicológico e controlar a ansiedade.

Dica número 9: Divirta-se
Sim. Dentro de tanto organização tire um tempo para você, faça o que quiser fazer, desde ir ao salão cortar os cabelos até passar o fim de semana fora. Tenha tempo para si mesmo e fazer o que gosta irá te auxiliar a perceber ainda mais a vida que você quer ter no futuro e o porquê de estar plantando esta semente agora.

Dica número 10:  Sonhe
E para esta dica não preciso dizer nada a você, certo?

Simplesmente feche os olhos e sinta o sabor da CONQUISTA!



Conhece minhas outras Redes Sociais?
Instagram: @edelisegabardo
Snap: edelisegabardo