segunda-feira, 9 de maio de 2016

Tutorial para fazer sua inscrição no ENEM 2016

Olá pessoal =)

Hoje de manhã as inscrições para o ENEM 2016 foram iniciadas e como todo ano muitas dúvidas surgiram.
E para tentar facilitar suas vidas preparei este tutorial para ajudar no momento da inscrição e se MAIS alguma dúvida surgir é só mandar aqui no Blog ou na página no Face, ok?


O primeiro passo é acessar a página do INEP através do link:
Após acessar o site clique em INSCRIÇÃO 2016


Depois, preencha adequadamente os campos CPF, data de nascimento e aquele item onde vocês serão avaliados se são pessoas ou robôs.
Eu sempre erro, deve ser algum problema...sei lá...


O próximo passo é preencher TODOS os seus dados pessoais, tanto que o site mesmo te avisa que TODOS os campos com * (asterisco) são obrigatórios, logo se algo ficar em branco, você simplesmente fica empacado nesta etapa.


Selecione sua Cor ou Raça de acordo com SUA realidade.
Não pense que se autodeclarar ser o que não é venha ajudar em alguma coisa, às vezes só te prejudica. A verdade é sempre a melhor opção.


Preenchido todos os seus dados, agora vem a opção criar uma senha (lembrando que este item você não pode esquecer depois, ok?) e  a pergunta de segurança, seja esperto, crie algo que só você saiba.


 Uma dúvida constante é sobre o Ógão Expedidor, órgão que emitiu seu RG. Onde você fez seu RG? Ou então olha nele, lá aparece este informação.


No item abaixo você irá marcar se precisa de atendimento especializado, claro que também acredito ser especial e precisar de um cafuné na hora da prova, mas aqui é para informar se precisa que a prova seja impressa em tamanho maior, caso possua alguma necessidade visual, por exemplo.


Depois disto vem o formulário de confirmação das informações colocadas até o momento.


Logo após você irá selecionar o idioma que domina mais e a cidade a qual pretende realizar a prova.


Em seguida irá preencher as informações sobre o Ensino Médio, se já concluiu e quando foi,
Coisa simples, mamão com açúcar!



Feito tudo isto, agora vem o questionário socioeconômico, que funciona na verdade como pesquisa para saber quem é o público que procura prestar o ENEM.


















Respondido este questionário enormeeeee você irá clicar em "Próximo" e irá para página onde aparecerá "gerar GRU" (que é o boleto de pagamento) ou "Solicitar isenção"


Feito tudo isto você já estará inscrito no ENEM 2016 =)
E aí é só ESTUDAR muito, LER muito e PRATICAR muito.

E se precisar de ajudar, conte comigo! ;)