Olá pessoal, que tal entendermos a Competência II da redação do ENEM?
Antes de fazermos uma redação de sucesso é necessário entender cada passo de uma vez e pensando assim preparei um artigo super detalhado e especial para os seguidores do Blog Ateliê das Letras.
Bons Estudos! S2
Competência II: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento, para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo;
O que
significa esta competência?
Significa que
você precisa entender o que é um texto argumentativo-dissertativo e aplicar
TUDO que sabe sobre todas as matérias, curiosidades, leituras ou vivências para
dissertar a temática que está em pauta.
Reproduzir conteúdos
qualquer um pode reproduzir, mas “pintar” um quadro com maestria é para poucos.
O Enem é assim!
Sabia que as
maiores notas da Redação provém de alunos que pretendem entrar em cursos extremamente
concorridos? Pois é! E o que os torna diferentes de você?
A rotina de estudos!
Uma pessoa
que pretende fazer Medicina, por exemplo,
possui uma rotina intensa de estudos, pois tem consciência do quanto sua
vaga é concorrida, desta forma potencializa seus estudos, pratica mais e tem um
OBJETIVO muito bem esclarecido.
_ “Mas
professora, por que você está dizendo tudo isto justo na Competência II do
ENEM?”
Porque você
precisa ter consciência de que precisa saber como produzir um texto
dissertativo-argumentativo e não correr o risco de contar a história da sua
vida justamente no momento em que sua vida pode mudar. Entendeu?
Enfim, nesta
Competência você pode jogar fora tudo que fez de melhor em todo restante da
prova. Se você der uma deslizada irá ZERAR e se isto acontecer, nos veremos aqui
lindos e cheirosos em 2017.
É justamente
nesta competência que você precisa provar que sabe muito bem sobre o que o tema
aborda e domina totalmente o gênero textual X.
Se o tema é
relacionado, por exemplo, à cultura do estupro, não há motivos para você falar
sobre os problemas ambientas relacionados à barragem de Santa Maria. Entendeu?
Vou colar
logo abaixo os níveis e pontuação e explicar cada item:
- Nível 0 (muito baixa ou ausente) = Desenvolve texto que não contempla a proposta de redação, desenvolve outro tema e/ou elabora outra estrutura textual que não a dissertativo-argumentativo.
Se o ENEM
pede para que você produza um texto dissertativo-argumentativo, significa que
você PRECISA produzir o que solicitaram e não escrever uma receita de bolo ou
uma carta de amor. O texto é para ser feito do modo que está sendo exigido. Se
estão mandando é para fazer, ok? (ficou agressivo haha mas vocês precisam fazer
o que “mandam”, afinal dependem disto para alcançar um sonho, certo?
Nível 1
(baixa – 200 pontos)- Desenvolve de maneira tangencial o tema ou apresenta
inadequação ao tipo texto textual dissertativo-argumentativo.
Explicação da
Edelise:
Significa que
você tentou dar o famoso “migué” e deu com os burros em algum lugar que não me
recordo... enfim, esta não é a hora de usar o famoso jeitinho brasileiro e
tentar conquistar seu leitor pelo seu charme, afinal de contas quem corrige sua
redação não tem ideia se você é sexy ou não. Fique muito esperto. Se um dia
você incluiu uma receita de bolo de chocolate no meio do trabalho de História
sobre a Segunda Guerra Mundial e o professor não viu, repetir a estratégia,
neste momento não irá funcionar.
- Nível 2 (mediana 400 pontos) - Desenvolve de forma mediana o tema a partir de argumentos do senso comum, paráfrases dos textos motivadores ou apresenta domínio precário do tipo textual dissertativo-argumentativo.
Explicação da
Edelise:
Dei uma leve
suspirada aqui para explicar de uma maneira que não pareça que estou dando uma
bronca, (Deus me ajude!). Sabe o famoso “achismo”? Pois é, aqui não há
lugar para ele. Sabe o famoso “minha avó disse”, também não é hora para isto...
o senso comum é o que utilizamos quando sabemos algo, mas de maneira popular,
sem comprovação científica, tipo desvirar o chinelo senão nossa mãe morre,
nunca ninguém provou, mas continuamos deixando os chinelos desvirados. No
Enem você precisa provar o que argumenta, ou com informações estatísticas retiraras
dos textos de apoio que o próprio Enem disponibiliza ou com informações muito
bem estudadas e com fontes, das quais o corretor poderá pesquisar se são
verdadeiras ou não.
Não é o
momento para afirmar que segundo Wesley Safadão 99% é anjo e aquele 1%
vagabundo. Ok?
- Nível 3 (boa 600 pontos) - Desenvolve de forma adequada o tema, a partir de argumentação previsível e apresenta domínio adequado do tipo textual dissertativo-argumentativo.
Explicação da
Edelise:
Neste nível,
se você fez o básico e disse o que o corretor precisava ler e estava de acordo
com um texto dissertativo-argumentativo, ótimo. Você foi "basicão" e previsível.
Isto não é tão ruim, mas se tirar nota baixa nas outras competências pode ser
um pouco negativo. Lembre-se que o morno, mesmo sendo bom, nunca é bom o suficiente,.
- Níve 4 (muito boa 800 pontos) - Desenvolve bem o tema a partir de argumentação consistente e apresenta bom domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo.
Explicação da
Edelise:
Opa Opa Opa
se você está neste nível está quase com os poderes de Grayskull e a espada do
He-Man (acho que não é da época de vocês L ), neste nível você fez “a(o) egípcia(o)”
e abusou do seu poder de interpretação e assimilação e
simplesmente usou todos os textos de apoio a seu favor e seu vocabulário rebuscado.
Neste nível você prova que sabe desenvolver o que pediram, tanto na temática quando
no gênero textual.
- Nível 5 (excelente 1000 pontos) - Desenvolve muito bem o tema a partir de um repertório sociocultural produtivo e de argumentação consistente e apresenta excelente domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo.
Explicação da
Edelise:
Já ouviram a
expressão “a cereja do bolo”?
Neste nível é
onde você a colocará em prática!
É aqui que
você vai deixar seu corretor de queixo caído usando os textos de apoio a seu
favor, abusando de um vocabulário de "gente grande" e fechando com chave de ouro.
Eu diria que a palavra que descreve este momento é: surpresa!
Surpreenda
quem irá ler o que você escreve. Estruture seu texto e coloque cada coisa em
seu devido lugar, quando o tema “sociocultural” aparece e te avaliam por ele é
sua chance de mostrar igualdade social, democracia, luta pelo direito das
mulheres a N coisas... manifestações por direitos iguais...
Na redação do
ENEM você é avaliado por todos os lados possíveis e argumentar a favor dos
direitos iguais é sempre bom para subir um passo neste e âmbito.
Bom, espero
ter clareado a visão de vocês acerca da Competência II na redação do ENEM. Elaborei este estudo com muita boa vontade e vou preparar um vídeo também, combinado?
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Obrigada por acessar o Blog Ateliê das Letras!
Um grande abraço!
Edelise Gabardo