domingo, 6 de janeiro de 2019

Abreviatura da palavra Atenciosamente


Olá, tudo bem?
Bom, pedi para vocês lerem a legenda com a explicação, afinal abreviar a palavra “atenciosamente” vai muito além de simplesmente ver uma imagem postada em um feed de Língua Portuguesa.
Para começar, se você pesquisar a palavra “atenciosamente” em algum dicionário não irá achar sua abreviatura, o que já nos deixa preocupados e reflexivos: “Por que não tem a palavra atenciosamente abreviada em algum dicionário de LP?”
Sinceramente?
Porque quem edita os dicionários não deve ter recebido essa atualização! Só isso.
Mas como descobrir a escrita de uma palavra?
Simples: pesquisando!
Eu sempre pesquiso no VOLP, três dicionários distintos e sites confiáveis da internet, no mínimo três também.
E com base na minha pesquisa, tiro minhas conclusões, onde consigo provar, através de pesquisa/estudo como cheguei a esta conclusão.
Vamos lá, a questão da palavra “atenciosamente” é que não há nada nos dicionários e se não há nada, temos que recorrer à Academia Brasileira de Letras, pois o que tem lá significa que existe no Brasil e está correto. E dito e feito! Quando acessamos o site http://www.academia.org.br e pesquisamos sobre reduções, encontramos uma única opção de abreviatura para a tal palavra: ‘At.te’.
Mas sabe a parte curiosa? Encontrei um texto do Cassiano Andrade, no link https://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/3386, datado de 2007, onde o mesmo faz uma boa pesquisa com diversos professores de português que dizem não existir a abreviatura da palavra, engraçado, né? Mas isso foi há 12 anos. Como as coisas mudam... Cassiano explica a disposição da escrita como “At.te”. “
E conclui que: “abrevia-se usualmente em At.te, apesar de ser frequente a utilização da abreviatura At.te, sobretudo quando não é possível colocar a última parte da abreviatura superior à linha. Esta abreviatura é comum à do advérbio atentamente, usado no mesmo contexto e com o mesmo significado.
Bom, é isso!
Espero que tenham gostado da minha pesquisa!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀Marquem os amigos que precisam saber um pouco mais a respeito ou repostem!
Se recompartilharem nos stories de vocês, me marquem para eu repostar.
Bom domingo,

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀Edelise Gabardo.
@ateliedasletras